Arquitetura PeopleSoft
O PeopleSoft utiliza o PIA (PeopleSoft Internet Architecure) como arquitetura o que permite ao usuário final utilizar o PeopleSoft somente com um browser instalado em uma estação de trabalho.
A Arquitetura do PeopleSoft (PIA) possui 4 camadas
DBServer
O DBServer abriga o banco de dados Peoplesoft, o que inclui todas as definições de objeto, tabelas de sistema, tabelas de aplicação e dados.
O relacionamento entre o servidor de banco de dados e o servidor de aplicativos é de 1 para N, ou seja um único servidor de banco de dados pode ter vários servidores de aplicativos ligados a ele.
O servidor de banco de dados controla simultaneamente as conexões de servidor de aplicativos, conexões do ambiente de desenvolvimento e programas batch.
O PeopleSoft tem suporte a diversos RDBMS tais como Oracle, SQL Server, DB2, Sybase…
APPServer
O Application Server é a essência da Arquitetura Peoplesoft. Executa a lógica de negócio e emite o SQL para o servidor de banco de dados. O application Server consiste de vários serviços Peoplesoft e processos de servidor que controlam as transações.
O servidor de aplicativos é responsável por manter a conexão entre o banco de dados e as solicitações do browser e ambiente de desenvolvimento Windows.
O Peoplesoft usa TUXEDO para controlar as transações de banco de dados e Jolt para facilitar as transações emitidas pela internet.
WEBServer
Um servidor web é necessário para executar as transações solicitadas pelo browser. Um conjunto de servlets Java Peoplesoft instaladosem um WebServer irá controlar as transações Peoplesoft.